sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
03/01
Frontera Corozal é um pequeno povoado com algumas ruas e casas muitos simples e muitos, mas muitos perus nos quintais. Ah, e muitos cachorros nas ruas. Alguns moradores aproveitam a área de terra do quintal para plantar banana, cacau, laranja, milho urucum. O incrível desse povoado é que ele fica à beira do rio Usumacinta que faz divisa com a Guatemala.
Se atravessarmos o rio estamos em outro país.
Yaxchilán
Por meio deste rio também se chega à Yaxchilán, um belíssimo sitio arqueológico que fica cravado no meio da selva. Apenas de barco ou com pequenos aviões se chega à Yaxchilán. Tudo é incrível e mágico quando se fala deste lugar: no caminho pelo rio Usumacinta, além de suas águas de coloração marrom, somos acompanhados por garças, gaivotas, tucanos e crocodilos. Somos o primeiro grupo do dia que chega à Yaxchilán. Ângela e eu já nos desgarramos de nosso grupo (uma família de Guadajara) e fomos visitar a Pequeña Acrópole sozinhas. Ela está a uns 50m de altura e se chega a ela por uma escada de pedra em meio à selva. Parece que não se chegará a lugar nenhum, mas de repente damos de frente com uma bela construção em ruínas. Só nós duas e os gritos (assustadores) de muitos macacos estão ali. É emocionante. Deixamos nossa imaginação nos levar. Tiramos fotos, gravamos sons, ficamos sentadas observando a diversidades de imagens que estão à nossa frente, mas confesso que somos, ainda, bastante influenciadas pelos filmes da sessão da tarde, tipo King Kong, e sentimos um certo temor pelos mugidos dos macacos (é realmente assustador, são muitos e estão muito perto).
AS 3 PRIMEIRAS FOTOS SAO DA PEQUENA ACRÓPOLE
Em seguida fomos para a Praça Principal e andamos por dentro de uma construção junto com um rapaz que trabalha em Yaxchilán. Segundo ele, esse prédio era habitado pelos nobres. Em seu interior há uma espécie de labirinto com partes extremamente escuras. Adentramos o labirinto junto com ele e vamos os três de mãos dadas tirando fotos com flash para iluminar o caminho e ouvindo os gritos dos morcegos.
Na Praça Central há lindas árvores de todos os tipos e tamanhos. A belíssima e gigante árvore da vida e os elegantes Paus-mulatos também estão ali. Macacos Voladores e Macacos Arañas pulam de galho em galho. Há um casa de banho a vapor (!), uma série de estelas - barras de pedras nas quais lindas imagens sao esculpidas e a imponente Acrópole Grande onde se chega por meio de uma escada de 40m.
Bem, tudo isso muito resumidamente, porque há muito mais.
Yaxchilán é fantástico.
GRANDE ACRÓPOLE:
ÁRVORE DA VIDA:
CASA DOS NOBRES ONDE HAVIA O LABIRINTO:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário