sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

29 e 30/12.
Ida para Palenque

A ida para Palenque foi uma saga demorada e bastante cansativa. Resolvemos economizar e optamos por um ônibus 2a. classe que custava quase 3 vezes menos que o da 1a. O bus 2a. classe é o que transporta o mexicanos pobres. Da-lhe México profundo. Foram 12 horas em condições bastante precárias com pessoas - entre elas crianças - sentadas e deitadas pelo chão. Mais que cansativo e stressante foi realmente triste ver em que condições a maioria dos mexicanos viajam. Estávamos ali a passeio, mas eles enfrentam constantemente a realidade do transporte precário e sem segurança alguma. Em umas das paradas conhecemos um rapaz que ia para uma cidade depois de Palenque (imaginem, para Palenque gastamos 12 horas) que trabalha em Cancun como jardineiro de um grande hotel. Diz estar satisfeito com seu trabalho e estava feliz de conseguir folga para passar o ano novo com a família. Perguntamos se o transporte estava bem cheio devido à época do ano, mas ele nos disse que é assim cotidianamente. Segundo ele, as pessoas se aborrecem com as condições de vida e de trabalho em Cancum, sentem falta de seus familiares e preferem voltar para suas comunidades de origem.

Chegamos em Chiapas. A vegetação muda para um intenso verde. Há uma grande selva ao redor da cidade, muita umidade e uma população bem indígena. Chegamos à cidade as 6 da manha. Podres. Fomos para Pan-chan, uma indicação de Maíra e Raquel Gonçalves.
Pan-chan é um bosque lindo onde se alugam cabanas (espécie de quartinhos em meio a árvores, muitas plantas e bichos. Ficamos numa cabana por aproximadamente R$ 20,00 para duas pessoas). Como chegamos bem cedo, pegamos um passeio com uma agencia para uma a grande cachoeira Misol-ha, cuja queda deve ter mais 50m (não entrei. A água era escura e o poço muito fundo. Ângela mais corajosa entrou).

PAN-CHAN:

MISOL-HA:

Depois de Misol-Ha seguimos para as Cascatas Aguas Azuis.
O caminho para lá é lindo. Uma mata gigantesca fincada numa serra belíssima. A paisagem lembra muito a mata atlântica brasileira. As Cascatas Aguas Azuis são impressionantes. A água tem a cor do céu. Isso devido ao potássio e à coloração das pedras que ficam sob a água. São quase brancas. Há muitos pontos em que se pode banhar-se em piscinas deliciosas. As Cascatas ficam dentro de um parque bastante turístico. Há muitos gringos e pelo que pareceu pessoas das localidades e cidades próximas. Há uma boa infra-estrutura com restaurantes, banheiros e há muitas barracas com artesanatos dos grupos indígenas locais.