terça-feira, 27 de dezembro de 2011



24/12 (sexta-feira)
Valladolid

"No quiero oro ni quiero plata.
Yo lo que quiero es romper la piñata."



Em Valladolid se realiza uma brincadeira bem divertida às vésperas do Natal. Provavelmente ela ocorra em outras partes do país, uma vez que estava acontecendo na época natalina. É uma espécie de quebra-pote ou balão cheio de doces que adultos e crianças no Brasil quebram ou estouram nas festas de aniversário ou outras comemorações. No caso de Valladolid a peñata é uma espécie de estrela bem colorida com um núcleo redondo no qual se colocam os doces. Em Valladolid a brincadeira acontecia durante a festa da Igreja. Enquanto o padre cantava alegres canções acompanhado por um vilonista, uma cantora e crianças que ele chamava ao microfone, a estrela, pendurada por uma corda, era suspendida e rebaixada por um rapaz que fazia isso a largos risos. Isso acontecia porque abaixo da estrela estavam inúmeras pessoas - crianças, jovens, velhinhos - esperando a queda dos doces. Foram as senhoras idosas que iniciaram a brincadeira. Quando a estrela era rebaixada elas saltavam dando socos ou batendo com uma espécie de bastão na estrela. Quando esta era rompida o moço da corda a balançava de modo que ela sobrevoava e despejava doces sobre as pessoas. Quando os doces não caiam mais sozinhos outro moço sabia numa cadeira e os jogava para as pessoas. Era uma alegria só. Depois foi a vez das mulheres um pouco mais jovens e depois os moços jovens.
Saímos da festa e parecia que a brincadeira ainda ia longe...

QUADRO DO RIVERA SOBRE JOGO DE PIÑATA:




Numa espécie de mercado cheio de pequenos quiosques de comida, descobrimos a Loncheria do Sr. Canul, um simpático senhor de 60 anos que nos apresentou a melhor sopa de pollo com lima (frango e limão) do México, segundo ele.

EU, SEU CANUL E ANGELA

Além de passearmos pelas ruas de Valladolid alugamos bicicletas e fomos conhecer dois cenotes a cerca de 5km da cidade.

CALLES DE VALLADOLID




























CENOTES ACERCA DE VALLADOLID



QUANDO SAÍMOS DO CENOTE CONHECEMOS DUAS LINDAS MENININHAS MAIAS: Maria Candelária e OUTRA CUJO NOME NAO CONSIGO ME LEMBRAR. ME PARECEU UM NOME MAIA. Maria Candelária (A DE BLUSA BRANCA) NOS RECITOU UM VERSO EM LINGUA MAIA.


/TvqlY7UBkzI/AAAAAAAABN8/FXOAyuK7fX8/s320/IMG_5573.JPG" border="0" alt=""id="BLOGGER_PHOTO_ID_5691042926793167666" />




CENOTES ACERCA DE VALLADOLID





Nenhum comentário:

Postar um comentário