terça-feira, 13 de dezembro de 2011



Hoje é dia 13 de dezembro de 2011.
Dia 15 deste mesmo mês embarco para a cidade do México, onde passarei 1 semana e seguirei para o sul deste grandioso país.
Nessa viagem reencontrarei grandes amigos que conheci na Bahia: Maíra Castanheiro - baiana, soteropolitana, hstoriadora, filha de poeta e uma revolucionária nata. Uma moça que se descobre cada dia mais mulher nesse imenso país, mas sem perder aquela jovialidade que todos precisamos pra enfrentar a velha vida - e Nuno Gonçalves - cearense, poeta, historiador, professor e uma das pessoas mais inquietas e geniais que conheci. De uma vivacidade incrível, crítica, mas nao menos sensível, humana e profunda.
Tenho certeza que outros novos amigos e conhecidos povoarão minha vida. Só isso já me deixa imensamente feliz.


Da cidade do México irei junto com Angela Grillo - minha gde amiga, companheira de viagens, filmes, poesia, literaura, sambas, choros e velas - paraYucatán, Ilha Holbox, Ilha de las mujere, Tulum, Palenque, Selva Lancadona, Yachitlán, Parque Nacional Montebelos, San Cristobal, San Juan de Chamula e Zincatlán, Tuxtla de Gutiérez (capital do Chiapas),Oaxaca.

Esta viagem, como todas as outras que já realizei, me trará conhecimentos, emoções, dúvidas, questões sobre mim, sobre o mundo, sobre as formas de viver. As diversas, infinitas, infindas formas de viver nesse NOSSO mundo. Nessa nossa América latina, que é morena, branca, preta, tem cabelo duro e sabe que tem que ralar muito pra sobreviver.
Sei que haverá momentos de estranhamento, negação, questiopnamentos, choques, mas estes sao fundamentais para qualquer processo de aprendizagem.

Farei turismo também, claro. Mas pretendo acima de tudo conhecer o mais profundamente que puder as pessoas, o cotidiano, a vida comum. A mim interessa andar de ônibus, comer onde a maioria da população come, andar a pé, conversar com as pessoas na rua, dialogar com as crianças. Esse é o meu aprendizado, essa é a profundoidade para a qual me volto para dentro de mim mesma.

45 dias é pouco, claro! O México é enorme, eu sei. Mas quero aproveitar cada coisa o mais profundamente possível que essa minha breve passagempor por esse belo, corajoso e alegre país me possa permitir.

Vamos lá! Arriba!


Um comentário: